Campanha educativa para os usuários de transporte público em Oslo

Em alguns posts atrás escrevi sobre como alguns noruegueses são sem educação sem generalizar, pessoal. Empurram, não respeitam filas, não dão lugar para os idosos e grávida aqui não tem moral alguma.

Daí você vem e me fala: “Polyanna, aqui no Brasil é pior”. E eu te respondo: existem pessoas e pessoas. Eu fui criada sabendo respeitar todas as pessoas. Ao meu ver não vou quebrar a perna se der lugar a um idoso ou a uma grávida, ou ficar muda se eu der bom dia. São pequenas ações que fazem o nosso dia mais fácil, mais colorido. Falei pro Tomas outro dia que meu problema é ser uma pessoa boa e solícita demais. Raramente eu digo não ou nego qualquer coisa a alguém. E no final quem leva sou eu…

Enfim. O pessoal dos transportes aqui, a Ruter, andou lendo meu blog  lançou uma campanha de conscientização para a população.  Foram plotadas imagens nas estações de metrô, trem e tog. O engraçado é que procurei mais informações sobre e não achei nada nas redes sociais da empresa. OU seja, campanha meia boca. Poiam reforçar nas redes, mas até agora nada…

As imagens abaixo dizem o seguinte: Obrigada por usar o lixo; Obrigado por respeitar a fila; Obrigado por deixar as grávidas e idosos se assentarem; Obrigado por deixar as pessoas sairem do trem antes de você entrar; Obrigado por preparar (para apresentar) seu bilhete antes de entrar no ônibus; Obrigado por deixar os seus pés no chão.

É engraçado porque são coisas que eu sempre faço e que aqui, as pessoas não ligam. Para mim faltou um obrigado por não empurrar as pessoas. Porque se tem um povo que adora empurrar….  Então caro amigo e amiga, antes de falar que no Brasil não respeitam isso, aquilo, lembre-se que não há lugar perfeito!

Lembrando sempre que tudo o que eu escrevo é a minha opinião, o que eu vivo no dia-a-dia aqui em Oslo. Talvez você conheça alguém que passou por situações diferentes. o que é supimpa! E, no bom português: opinião é que nem bunda, cada um tem a sua! 

1 2 3 4

Anúncios

8 comentários sobre “Campanha educativa para os usuários de transporte público em Oslo

  1. Pois é, amiga!! Você sabe muito bem tudo o que eu penso sobre a falta de educação das pessoas o que o que alguns dizem sobre a educação do povo europeu e a falta de educação dos brasileiros. Concordo plenamente com você que educação vem de casa e que minha mãe e meu pai também me ensinaram a dar lugar pro idoso, pra grávida e pra quem mais tiver seu direito. Não vou morrer se fizer isso, pelo contrário, acho que ganho mais um diazinho de ida!! huahuahua…
    As pessoas tem que sair para viver em outras cidades ou países para enxergarem que onde moramos as vezes é até melhor que muitos outros lugares. Aqui em São Paulo, por incrível que pareça, mesmo sendo uma cidade de loucos que só sabem correr, a grande maioria das pessoas respeitam tudo isso que foi visto na campanha ai de Oslo. ahh e tem estações que tem até o lugar certo de vc entrar ou sair do trem. Acho muito bonitinho isso, mesmo tendo alguns furões que sempre fazem “bunito”.
    como sempre, ótimo post!!!! Vale a pena demais ler!!!
    Beijokassssss

  2. Sobre o gesto de dar assento pra idiosos/as o gravidas etc: Poly te entendo perfeitamente… No México ainda prestam mais atenção nessas coisas do que no Brasil (e eu pensava que isso nao era possível kkkkk)… acustumei muito e foi um pequeno choque quando voltei pra Berlim. Mas os europeos não fazem isso por maldade.. simplesmente estamos “socializados/as” de outra meneira. Na Alemanha até é assim que quando vc ofereçe o assento para um/a idioso/a, muitas vezes a pessoa se sente ofendida porque o gesto implica que ela parece velha ou fraca (!). Com mulheres gravidas as vezes é a mesma coisa (tipo “porra estou gravida, nao estou doente”). Interesante, não é?

    No outro lado nunca na minha vi pessoas empurrar tanto como no mêtro da Cidade do Mexico kkkkk (imagino que em SP na hora do pico não é muito diferente não…). Isso também não é maldade, é o desejo de sobreviver kkkk!

    • Wendy, ótimo ler a opinião de uma européia que já viveu em muitos países! A questão realmente é cultural. Eu fui criada “para” dar o lugar as grávidas e idosos, daí aqui n seria diferente. O noruegues é bem diferente do alemão, ao meu ver. Nórdico, sangue viking. O empurra do metro é diferente do de SP! Lá as pessoas esperam as outras saírem pra entrar. E aqui a lotação nem chega aos pés de lá rs No meu caso é a Mha educação mesmo, o modo como eu fui criada no Brasil e aqui trazendo tudo pra cá rsrsrsrs

  3. Adoroooo seu blog…mas é estranho sabermos que estamos no mesmo país e temos visões tão diferentes de algumas coisas. Pelo menos nesse quesito Stavanger é bem diferente, tirando a parte de se pegar ônibus na madrugada, pois a maioria é jovem bêbado e mal educado…rsrs

    Mas no total, acho eles bem educados em relação aos ônibus…sou do Rio e por lá não se vê muita educação nos transportes públicos, talvez por isso eu ache aqui um paraíso se comparado ao Rio…mas uma coisa é certa, existem pessoas mal educadas em toda parte do mundo, em alguns lugares mais do que em outros, infelizmente!

    Adorei a idéia do bolo!!! Muito legal…acho tão legal esse nosso jeito brazuka de ser! O mais engraçado é que eles acham isso tudo o máximo…um simples gesto que faz toda a diferença. Adorei!

    Não vejo a hora de começar a estudar…mas no meu caso vai demorar, só depois q meu visto sair…😔

    • Ei!!!! Pois é, bem como vc falou: gente sem educação existe em todo mundo! Aqui em Oslo mais de 40% da população é de imigrantes, qdo vc anda na rua é extremamente difícil saber quem é daqui e quem n é. Acho que o fato da cidade ter “lotado” ajuda, o povo aqui n sabe lidar com Mta gente/ locais lotados. No Brasil nos saímos bem pq já estávamos esperando, né? Rs a questão é mais cultural do que de educação, propriamente dita! Beijos, Thaíza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s