Noruega e os carros elétricos

O Tomas está pesquisando por um carro,dai meu interesse em carros elétricos, visto a facilidade por aqui. Eu pouco conhecia sobre os veículos elétricos até vir para Oslo. Além de não emitir poluentes e o híbrido – que combina motor a combustão e elétrico – os veículos elétricos também tem emissão zero quando funciona a eletricidade. O que é bom pra população e pra natureza 😀

A Noruega lançou um programa de mobilidade com emissões zero em 2011, o que fez com que se tornasse  o país com mais carros elétricos per capita do mundo, uma das razões por que a Nissan escolheu Oslo para apresentar a segunda geração do seu carro elétrico, o Leaf.  De acordo com a montadora, desde  meados de abril  foram vendidos mais de 4100 unidades do carro por aqui.

Um dos segredos para o sucesso da Noruega para este tipo de carros é também a disseminação de postos de carregamentos rápidos e gratuitos, (como os das fotos no final do texto). Em cerca de 65 pontos só em Oslo,  é possível o automóvel carregar a bateria em 30 minutos.  Fora isso, o governo norueguês isentou esses carros de impostos (algo como o nosso IPVA) e de taxas rodoviárias: quem tem um auto elétrico não paga pedágio e, de quebra, pode usar as faixas preferenciais de ônibus e táxi e tem estacionamento gratuito. Um atrativo e tanto para a população.

Na hora que tirei a foto só tinha um carro de 4 assentos carregando, os outros eram mini.  O maior problema, na minha opinião, é o preço: o Leaf custa 240.000 Kr, algo como 80.000 reais.

IMG_6648 IMG_6649IMG_6651

Anúncios

Um comentário sobre “Noruega e os carros elétricos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s