Reciclagem: o que acontece com as latinhas e garrafas em Oslo?

Boa pergunta!

Se eu estivesse em BH iria colocar em sacos separados e levar pro meu tio, que recicla, ou iria colocar na porta do vizinho, que também recolhia. Lavava as garrafas/ latinhas, deixava secar e pronto. Fácil, simples e indolor.

Quando cheguei aqui em Oslo eu tinha mais o que fazer e nem me liguei para reciclagem. Continuei separando o meu lixo porque para mim já é o automático: restos de comida – papel – garrafas/latinhas – o resto. Comecei a colocar as garrafas e latinhas já limpos em uma gaveta que temos aqui, queria juntar e depois ver o que era feito aqui, não fazia ideia. Um dia o Tomas começou a levar o que tínhamos aqui de papelão por causa da mudança (dos eletrodomésticos) para um contêiner que fica no nosso condomínio. Foi aí que a explicação para tudo apareceu.

1- Container de Papelão: próprio para o papel grosso.  Deposita no latão e semanalmente alguém busca e direciona para a reciclagem.

2- Container para roupas, sapatos e afins: Falo aqui.

3- Container  para latas: Alumínio, latas em geral. Mesmo esquema do de papelão, porém você tem a opção de fazer a entrega nos supermercados e funciona da seguinte maneira: você junta as latinhas de bebidas e garrafas pet fabricadas na Noruega e vai até um supermercado sinalizado e faz a troca. No site Pant.no eles informam os pontos de troca, além de promoções nas redes sociais.

As garrafas precisam ter a logo que  sinalize o valor: 1Kr ou 2.50Kr, que é o valor a ser resgatado (foto). Detalhe: quando você compra a bebida, eles cobram este valor. Portanto, ao retornar, você recebe o valor investido de volta.

Pant og vinn: se você não quiser receber o dinheiro de volta você pode tentar a sorte e jogar na loteria, através da máquina, com o valor que você “recebeu” pela troca. Só neste ano serão sorteados 35 milhões de coroas norueguesas, cerca de 11 milhões de reais. Parte do dinheiro que você usa pra jogar vai pra Cruz Vermelha. Já imaginou ficar milionário fazendo seu dever como cidadão?

Tomas fazendo a troca! quis ilustrar pra ficar bonitinho.

pet2

Pra finalizar, o comercial da Pant alt para o verão, achei fofíssimo:

Anúncios

2 comentários sobre “Reciclagem: o que acontece com as latinhas e garrafas em Oslo?

  1. Adorei a ideia, isso poderia ser feito por aqui tb!!!

    Tomas tá com uma carinha tão linda de felicidade!!! Vocês fazem muito bem um para o outro!!!!

    saudades!!!!

    Bjokassssssssssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s