Minhas impressões após 3 meses em Oslo!

O tempo voou e já se foram 3 meses que cheguei aqui em Oslo.

Tudo tem caminhado bem, a Noruega tem sido ótima pra mim… Faço o que eu gosto, tô fazendo um networking super bacana na minha área, minha permanência foi encaminhada… Enfim, só a saudade da família e dos amigos é que é grande.

Nesse tempo muita gente me perguntou como é a vida aqui, quais as diferenças, etc. Então aos poucos tô montando essa lista.

Deixo claro que é o MEU ponto de vista. Coisas que eu vi, vivi ou percebi.

Vamos aos pontos:

  • Aqui você consegue comprar uma mesinha para a sua sala na Ikea pelo mesmo valor de um cachorro quente, 30kr.
  • Você ganha dinheiro devolvendo as garrafas pet e latinhas. Existe uma máquina em alguns pontos (normalmente supermercados). Você junta as garrafas em casa e troca por uma quantia mísera, mas que convenhamos, dá até pra comprar uma blusinha de 50kr na HM.
  • Ao contrário do que você já leu por aí, os noruegueses são ótimos. ÓBVIO que são muito diferentes de nós, brasileiros. Meus vizinhos não ficam rindo pra mim, nem trazem bolo quentinho como no Brasil, mas são educados e isso é o que conta. Quando você não os conhece eles são pé atrás, depois se soltam, te ajudam com a língua e até fazem algumas piadinhas sem graça.
  • O arroz e o feijão aqui são conhecidos como batata. Na maioria das vezes cozida e sem sal. E não existe almoço. O jantar é servido às 17h. No “almoço” se come uma salada ou sanduíche natural.
  • É um país muito caro. Mas as pessoas ganham muito bem, então os preços são super elevados para uma mera mortal brasileira. Uma cerveja de 0.5l custa 30 reais. 1kg de filé mignon Picanha, saudades! pode sair por até 200 reais e por aí vai…
  • Alguns noruegueses não ligam pra moedas. Aqui em casa eu encontro em todo canto e no chão, fora do prédio. Uma moeda de 20kr = 6,6. Eles odeiam receber moedas.
  • Você precisa tirar os sapatos quando você entra na casa de alguém. Questão de educação. Para os noruegueses, quando você volta da rua, você traz a sujeira pra dentro de casa.
  • Existem muitos pedintes nas ruas. E a recomendação do governo é não dar dinheiro. A maioria são ciganos vindos da Romênia.
  • O transporte público funciona muito bem. Na parada existe um painel com o tempo médio de espera. E nunca atrasa.
  • Sol não é sinônimo de calor. O dia pode estar lindo e azul, mas isso não significa que você vai ter 25. Reze por 20 graus. Mas se contente com os  15 que irão fazer. Mesmo com esse tempo você vai ver crianças felizes nas piscinas, se divertindo e achando o máximo.
  • Venta muito por aqui. E a parte chata: o vento é gelado.
  • As estações do ano são muito bem definidas. Você vê e sente as mudanças.  As lojas já estão com os produtos para o outono e não se acham mais roupas de verão.
  • O clima é louco. Em uma semana você tem uma variação de 10 a 27 graus, passando por chuva incessante, garoa e claro, frio.
  • A população ama um parque. Sempre vão te convidar para ir ao parque andar, correr, comer, nadar. Eles super populam os parques e cuidam muito bem deles.
  • A renda é bem distribuída. Não existem pessoas passando fome. As diaristas andam em BMWs assim como os patrões. As pessoas se vestem de maneira muito simples. Impossível perceber que eles são ricos pela maneira que eles se vestem, pelo carro que andam ou pela maneira que eles te tratam. E não ligam sobre como se vestem.
  • Os noruegueses não respeitam fila. Pode ser idoso, grávida, eles tão nem aí. Entram na frente mesmo. Empurram. São extremamente sem educação e arrogantes nesse quesito. Só vão respeitar se você tiver senha.
  • Não existe lixeira no banheiro. Usou papel, joga no vaso. No caso das meninas, ainda não descobri uma resposta hehe

3mesesoslo

Tenho me surpreendido muito com o governo norueguês, mas é assunto pra outro post.  Nesses 3 meses aprendi muito, falo o mínimo da língua, mas entendo o bastante para me intrometer em uma conversa rs Conheci muita gente, mas morro de saudades dos meus amigos, como sinto falta deles!

Anúncios

2 comentários sobre “Minhas impressões após 3 meses em Oslo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s