E a União Europeia vai bem, né?

Uma propaganda veiculada na União Europeia foi retirada do ar após gerar protestos e reações negativas. O comercial foi acusado de promover estereótipos, xenofobia e até racismo. O roteiro mostra uma mulher branca vestida como a personagem principal do filme kill Bill , usando um uniforme nas coresamarelo e azul (as cores da UE).

Três lutadores: um de kung fu, um de capoeira e outro de kalaripayattu, arte macial indiana invadem o galpão e ela se sente ameaçada. Nenhuma palavra é dita, mas as referências a China, Brasil e Índia são claras (com direito a samba na entrada do Brasil).

Sob o slogan ‘The more we are, the stronger we are” (“Quanto maior nosso número, maior nossa força”), o vídeo foi acusado de perder o tato no tratamento que escolheu dar aos estrangeiros, além de mandar uma mensagem política muito clara: BRICS e UE não são aliados.

A comissão da União Europeia se explicou dizendo que “o vídeo mostra personagens típicos de gêneros de artes marciais: kung fu, capoeira e kalaripayattu; ele começa com uma demonstração da habilidade deles e termina com todos os personagens mostrando seu respeito mútuo, em uma posição de paz e harmonia”.

Muito irônico para quem no momento, sofre uma das maiores crises econômicas da história, não só por um país. O que Espanha, Portugal e Grécia teriam a comentar? A Europa em crise perdeu a sua racionalidade.

Vi no Exame.com

Anúncios

2 comentários sobre “E a União Europeia vai bem, né?

  1. “[…] a young audience (16-24) who understand the plots and themes of martial arts films and video games.The reactions of these target audiences to the clip have in fact been positive”* – pois esses jovens responderam positivamente a esta clara mensagem: “the more we are, the stronger we are” e no meu dicionário isso significa fa-cis-mo. por acaso é preciso ser forte em número pra ser respeitado? esteriotipar as economias emergentes como “lutadores ‘coloridos’ ameaçando a europa branca” é reforçar uma atitude xenófoba de parte daquele continente; felizmente a outra parte se mobiliza contra esses absurdos.

    * http://ec.europa.eu/enlargement/press_corner/whatsnew/news/120306_en.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s