Web 2.0 – Interação ao alcance de todos

Nunca se interagiu tanto na internet como nos últimos anos.

O desenvolvimento recente dos recursos e tecnologias de comunicação fez com que a utilização da interatividade crescesse em todos os segmentos da sociedade. Ela está presente nos tradicionais meios de comunicação – TV, Rádio e Jornal Impresso – e é claro, também na Internet. Luciana Mielniczuk (2001) considera ser uma tarefa bastante complexa o fato de pensar a questão da interatividade relacionada à mídia, pela sua natureza e suas transformações. A autora cita três fatores como sendo determinantes da interatividade:

Primeiro, trata-se de uma ação comum que ocorre entre dois ou mais agentes. Segundo, os agentes envolvidos devem ter capacidade igualitária de ação de modo a poder influir no desenvolvimento do processo. A ação de um deve servir como premissa para a ação de outro. Terceiro, refere-se à imprevisibilidade das ações (MIELNICZUK, 2001: 03).

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web – tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A ideia é que o ambiente online se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

A interação no espaço da Web 2.0 permite ao usuário participar de variados níveis de interação: “como a troca de e-mails ou informações em chats entre leitores e jornalistas, a publicação da opinião dos leitores e até a possibilidade de acrescentar informações à própria notícia” (RIBAS, 2004: 04).

As novas tecnologias são interativas, hipertextuais, ou seja, elas utilizam simulações, interatividade, multilinear, multivocalidade e tempo real. Vivemos todas essas características no nosso sistema educativo atual. Nesse pré-projeto vou mostrar alguns aspectos da Internet que serão fundamentais para a explanação sobre o universo da Web 2.0, que ainda pode ser muito explorado para aplicações na educação, como nos sistemas de EAD- Educação a distância e na utilização de redes sociais voltadas ao aprendizado.

*Este texto faz parte do pré-projeto que foi desenvolvido para minha apresentação à candidatura ao mestrado Euromime – Mestrado Europeu em Engenharia de Mídias para a Educação, 2010/2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s