Reclamar via Twitter funciona? Minha saga para creditar milhas com a Gol Linhas Áereas/ RESOLVIDO

Sim meu prezado, adianta sim. Quem me conhece sabe que enquanto eu não resolvo um problema eu não sossego. E não aguento desaforo, sempre discuto argumentada nos meus direitos de consumidora. Não resolveu minha situação mando  pro Reclame Aqui, levo no Procon ou dou queixa na Anac. No meu calo que não pisam mais.

Depois de 3 semanas tentando, enviando e-mails e ligando pra central de atendimento, me estressei com a Gol. Quero creditar minhas milhas dos voos feitos pela KLM, que, como parceira Sky Team, me dá o direito de pontuar no programa de milhagens da cia brasileira, mas está praticamente impossível. Não quis pontuar pelo Flying Blue (programa de milhas da KLM-Air France) pra resolver primeiro a questão com a Gol e daí ver se dá pra salvar os pontos com a cia holandesa. Minha saga começou pelo site do Smiles, onde preenchi um formulário com os meus dados e enviei com o título pedido pela cia: “Informação”. Nessa primeira etapa enviei a cópia do meu boarding pass. Em resposta recebo este primeiro email:

Está bem claro que quem assina é a senhora Regiane Orlando, afirmando que a cópia dos documentos foi recebida. Mas para ser concluído, ela pede o envie da cópia dos bilhetes. Sendo que já tinha sido enviado. Mas até aí tudo bem, reenviei. Vamos ao segundo email:

Nesse email, a dona Regiane continua assinando e parece que não leu a minha resposta, em que eu eu dizia “ANEXO” em letras garrafais. Vamos ao terceiro email:

Já na terceira resposta quem passou a assinar foi o senhor Josias, confirmando que recebeu o meu boarding pass, mas que precisava do meu e-ticket. Detalhe: o boarding pass contém o número do e-ticket. Em resposta enviei o número do e-ticket, devidamente printado da página de reservas da KLM. Mas, os amiguinhos da Gol mandaram este email:

Daí passaram a bola para o amigo Vinicius, que deixa claro que eu preciso enviar o cartão de embarque (boarding pass) e o e-ticket para finalizar a análise. Amigo, eu enviei TUDO. No último email até agora, o amigo Tiago me respondeu:

Aí já foi tenso. Só faltou falar que eu não “estou munida” dos documentos. Meu Deus, como tem gente burra e ruim de serviço. Antes da minha resposta educada fui tentar a sorte no twitter. Mandei algumas perguntinhas para a @golcomunicacao, bem educadas, questionando o serviço que eles estão prestando. Depois de alguns minutos de desabafo e raiva, eles me enviaram uma DM e me pediram para enviar um email explicando o meu problema. Enviei um email com todos os documentos enviados e agora aguardo.

Querendo ou não são mais de 10 mil milhas, dependendo da época são 2trechos de ida-volta no Brasil ou 1 na América do Sul. E é direito meu obter essas milhas. Ah,  a Tam também não creditou os meus 500 míseros pontinhos GRU-CNF e estou aguardando os pontos da SAS, cia parceira na Star Alliance… Entrei em contato via Twitter e também estou aguardando uma posição.

Em suma, as coisas só andaram porque eu reclamei no Twitter. Nenhum serviço de atendimento ao cliente – email, call center, atendimento online – funcionou. total fail! Não sou uma pessoa famosa, mas sei fazer barulho. Se eu tiver que deixar de voar pela Gol eu o faço sem problemas. Mas respeito ao consumidor é o mínimo que eu exijo.

Vou deixar o post em standby e espero voltar com boas notícias.

UPDATE:

Fiz uma fuzarca no twitter, e graças à um retuite do @Lediocarmona muita gente também retuitou e me ajudou!

Me ligaram da Central Smiles hoje (17-08) às 16h10. O rapaz pediu mil desculpas. Primeiro alegou que não eles não receberam os documentos. Passei os 4 protocolos. Enviei novamente os documentos até que ele recebeu e disse que iria voltar a me ligar. Me ligou novamente e falou que precisava do boarding pass do segundo trecho da ida, mas que os outros estão ok. Enviei, mas acho que não vou pontuar esse trecho porque o pessoal em Amsterdam pegou o boarding pass e me deixou somente com o ticket inicial e o da bagagem. Enfim, concluiu dizendo que até amanhã minhas milhas estarão no meu smiles e encerrou pedindo MIL DESCULPAS. Acho digno. Ninguém me faz de boba, não!

Anúncios

5 comentários sobre “Reclamar via Twitter funciona? Minha saga para creditar milhas com a Gol Linhas Áereas/ RESOLVIDO

  1. bom,
    eu não posso falar muito, na verdade nada, sobre os atendimentos das cia. aéreas, visto que viajar de avião não é uma coisa constante em minha vida. Pelo menos ainda.rs.
    Mas acho um descaso IMENSO com os consumidores que fazem uso desse tipo de serviço. Pelos e-mails está claro que os atendentes não lêem direito os e-mails anteriores e querem nos fazer de otários. Que isso! Ah, o melhor de tudo é o uso de palavras difíceis tentando amenizar a situação ou confundir o leitor, mas, acho que mexeram com a pessoa errada ne?
    Espero que essa situação se resolva logo e que você tenha uma ótima viagem.

    Adoro seus textos…

    Bjokas

  2. Verdade mais pura. Na minha opinião aí o mais importante é a marca MUDAR A ATITUDE. Uma coisa é a marca usar o twitter para atender aos clientes, no intuito que ele twitte a respeito disso e ajude a melhorar a credibilidade da marca. Outra coisa é a marca ter duas faces, uma no twitter (hype para gente que ainda não é familiarizada com a rede social) e outra no SAC.

    Repito, é preciso mudar de atitude ao invés de simplesmente ir na onda de dizer que é transparente. O melhor case sobre este assunto pra mim é o da Domino’s nos estados unidos. Dá uma olhada http://blog.gringo.nu/gringonews/a-estrategia-digital-que-trouxe-muita-grana-pra-dominos

  3. Oi Polyanna,

    O meu caso é igual ao seu com a diferença de que as minhas milhas não foram creditadas. A GOL inclusive exigiu que eu enviasse os originais dos cartões de embarque e os e-tickets. De nada adiantou e não sei mais o que fazer.
    Luis

    • Oi Luis!
      Vc enviou os originais? Eu enviei os meus, mas escaneados. Entre em contato com a KLM e peça uma nova via do boarding pass se vc não enviou.
      Se enviou, anote os números de protocolo e envie um novo email com todos eles. Peça uma explicação. Se ainda não adiantar, ligue pra Central Smiles e explique sua situação.
      O número do protocolo é muito importante! Eles enrolam mesmo pra creditar, mas corre atrás!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s