Alguns passos para a criação de um e-mail marketing eficiente

Antes de colocar em prática a ideia de uma newsletter, é importante “perder” algum tempo com planejamento, em que são tomadas algumas decisões importantes, vitais para um bom resultado. Os erros mais comuns são: falta de estratégia de segmentação e linguagem pouco adequada ao público-alvo.

Nesse caso vou falar especificamente sobre a neswletter. Depois escrevo sobre o uso do e-mail marketing para o relacionamento com o Cliente – CRM (Customer Relationship Management ), Marketing Direto, etc.

1- Permissão

O e-mail marketing é utilizado para ações de relacionamento, mas também possam ser realizadas ações para conquista de novos clientes. O primeiro passo é obter a permissão, o consentimento explícito desses clientes para enviar o e-mail (marketing de permissão).

Para isso acontecer a estratégia mais comum é a abordagem opt-in, em que o usuário se cadastra para receber uma newsletter. Nesse caso existe a interação com o usuário. Na abordagem abordagem opt-out (não recomendada por motivos óbvios), a mensagem é enviada sem autorização do destinatário. Em ambos os casos a pessoa pode optar por não receber a mensagem, com a opção de sair domailling.

O envio de newsletter não solicitada é considerado SPAM.

No Brasil, o novo Código de Auto-regulamentação para Prática de E-Mail Marketing (CAPEM), que deve entrar em vigor neste ano, coíbe a prática da abordagem opt-out.

2- Público-alvo

Tenha definido o seu público-alvo. A partir disso, tudo o que você desenvolver para a newsletter terá ponto inicial nisso. A linguagem deve ser objetiva, direta e você pode integrar links. Quanto mais interessante mais bem aceito vai ser.

3-Frequência

Nada mais chato do que receber newsletters o qual você não tem interesse diariamente.  Procure manter uma frequência, sem aborrecer seu público-alvo. Se existe um compromisso, mantenha-o.

4- Criação e envio

Com o público-alvo, objetivo e periodicidade de envio definidos, você precisa criar seu e-mkt.

Quando você for criar uma newsletter, dê preferência para utilizar o formato HTML A vantagem deste formato é que você pode enviar imagens, textos com formatação e ainda consegue realizar a mensuração de abertura da newsletter. Há também a opção de imagem, se seu conteúdo não for tão extenso.

Interação é a palavra-chave. Envie links, conteúdos personalizados e nunca se esqueça de chamar o cliente pelo nome.

A divulgação via web tem menor custo em relação a qualquer mídia convencional. Além disso, o investimento em E-mail Marketing traz resultados imediatos (visitas ao seu site), curto prazo (venda indireta) e longo prazo (relacionamento e fidelização).

Anúncios

Um comentário sobre “Alguns passos para a criação de um e-mail marketing eficiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s