A primeira Copa do Mundo no Twitter

Desde a sua criação em 2006, em meados da Copa do Mundo da Alemanha, essa será a primeira Copa em que mais de 100 milhões de pessoas irão interagir pelo Twitter.

Antes do advento das redes sociais, o internauta acompanahva os jogos (ou comentários sobre) nas salas de bate-papo, e, em um case mais recente, no Orkut, nas comunidades relacionadas ao tema. Em 2010 a situação mudou. Os internautas irão participar em “real time” com seus tweets, vídeos no Youtube e atualizando seus perfis no Facebook.

Assistir os jogos ao vivo pelo Youtube esse ano ainda será impossível, mas a Rede Globo, (no Brasil, a empresa transmite por meio de seu canal na tv aberta e também no Sportv, canal fechado, especializado em programação esportiva) vai transmitir ao vivo, pela internet, no Globoesporte.com. O canal,vendeu parte dos direitos para outras redes, que poderão passar o Mundial, casos da TV Bandeirantes (canal aberto) e das fechadas ESPN Brasil e Bandsports.

Twitter x Copa do Mundo

Para os viciados em Twitter, você pode acompanhar, em francês, aos tweets de jogadores e jornalistas através do  Mapa de Tweets do L’Equipe France, renomado jornal de esportes Francês. Basta usar a hastag #EFRCM para seu tweet aparecer no mapa.

As grandes empresas midiáticas não ficaram para trás. Os grandes canais voltados para esportes no Brasil mantém seus canais ativos no Microblog, como é o caso do @sportv e do @espnbr . Além disso você pode acompanhar os 140 caracteres dos jornalistas esportivos que estão na África, como @gpoli , @mariliaruiz , @lediocarmona , @pauloamigao, @garamba, @zegonzalez, @joseilan, @di_lallo.

Só entre os jogadores convocados pelo técnico Dunga, pelo menos três possuem conta no Twitter: Kaká (@RealKaka), Luís Fabiano (@luis_fabuloso) e Grafite (@Graffa23). A Fifa já deu orientações dizendo que os jogadores não poderão “twittar” de dentro dos estádios. Já a CBF anunciou recentemente que os jogadores poderão usar a ferramenta, mas não para falar de assuntos internos do time. Da seleção Portuguesa, Cristiano @C_Ronaldo manda as notícias sobre sua preparação para o seu primeiro Mundial e já alfinetou o melhor do Mundo, o argentino Messi @imessi .

Abaixo um trecho da entrevista que o jornalista e âncora do Globo Esporte SP, Tiago Leifert@tiagoleifert falou sobre a Copa do Mundo nas Redes Sociais.

Vamos receber muitos vídeos de YouTube, mas pouca coisa vai emplacar. O bom é que como nunca houve uma Copa com tanto acesso a informação, qualquer briga, assalto, desabamento a gente vai ver porque alguém vai gravar. Fora isso, teremos as ferramentas participativas, o twitter e o skype. O twitter é extremamente útil porque se você cria um e-mail, as pessoas se sentem obrigadas a escrever teses de doutorado e não dá tempo. No twitter, é só ‘gostei’, ‘não gostei’, ‘o melhor em campo foi tal’. O endereço já está criado: @centraldacopa.

Copa em 3D

Enquanto Espanha, EUA e Japão já acertaram acordo com a Fifa para a transmissão de jogos em 3D, os brasileiros terão de esperar pelo menos mais quatro anos. Pelo menos durante os jogos no Brasil poderemos contar com essa tecnologia. A Rede Globo (de novo ela) firmou acordo com a rede de cinemas Cinemark e vai exibir os jogos (do Brasil e as semi e final) em 25 salas do país em tecnologia 3D.

E que venha a primeira Copa do Mundo na era das Redes Sociais!
[tweetmeme source=http://www.twitter.com/polyannar]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s