Marketing viral para a Copa do Mundo 2010

As agências nunca acreditaram tanto na Seleção Brasileira.

Nada como um evento futebolístico para alavancar as vendas de uma empresa. Em ano de Copa do Mundo, as empresas apostam no marketing patriota para se dar bem. A procura vai de bandeiras, artefatos verde e amarelo ao grande sucesso de vendas desse ano, as TVs de LCD. Viagens para África do Sul, Bolões online com prêmios bancados por grandes empresas e brindes. Tudo nas cores do Brasil e com sucesso garantido.

Assistindo a TV me emocionei vendo crianças sul africanas cantarolando o “jingle” da Coca-cola. Era o que eu pensava até o momento. Mas não. A música tema da Copa do Mundo 2010- Wavin´ Flag, cantada pelo Somaliano K ‘naan virou hino na África do Sul e a Coca-cola, como patrocinadora oficial, tem os direitos da música para utilizar em publicidade (obviamente dando aquela molhadinha na mão). Entre 2011 e 2014 a Coca-cola vai destinar 11 bilhões de dólares para criar espectativa no público a acompanhar a Copa do Mundo de 2014.
Eis a música. Eu sinceramente alio no ato a canção à Coca-cola.

Fui ao supermercado há alguns dias atrás (uma grande rede, Zaffari) e me deparei com mil e um produtos “copísticos”(acabei de inventar essa palavra). Havaianas de todas as 32 seleções do Mundial, shampoo anticaspa com direito a bola autografada pelo craque português Cristiano Ronaldo, Lâmina de barbear verde e amarela. Infelizmente não encontrei o absorvente da Seleção. Mas a calcinha já vi em várias lojas rs.

Layouts exclusivos para a época da competição atraem os consumidores, banners, promoções diferenciadas e boletins para o período são válidos para conquistar os clientes e aumentar as vendas. Será que isso tudo vai empurrar a Seleção?

Enquanto a copa do Mundo movimenta bilhões e a Seleção Brasileira tem mais de 214 milhões em patrocínios, alguns esportes (e esportistas) sofrem com a falta de apoio. Infelizmente.


A Copa nas Redes Sociais

Transmissões ao vivo, inovações digitais e as novas mídias – como internet e celulares – deram um show à parte durante a última Copa do Mundo. Este ano o público pode escolher, entre tantos recursos disponíveis, como quer assistir aos jogos.

Um aplicativo desktop para fãs de futebol, o Cuplabs está disponível para download e integra informações sobre a Copa, como jogos (em streaming de serviços como uStream e Justin.tv), seleções, grupos e tabela classificatória ao Twitter e ao Facebook, além de RSS do canal de notícias oficial da FIFA.para quem quer acompanhar os jogos ao vivo, mas não foi liberado pela empresa, é uma boa!

Twitter – se você quer um minuto a minuto em 140 caracteres, com corneteiros de plantão e jornalistas direto da África do Sul, basta você criar uma conta no Twitter e seguir alguns nomes (jornalistas) do microblog.

Álbum de figurinhas – além da versão em papel, esse ano a Fifa colocou a disposição a versão online do famoso álbum de figurinhas. Para ter acesso ao álbum é necessário ter cadastro gratuito no site do Clube FIFA.com. Ao criar um perfil, o internauta recebe dois pacotes com cinco figurinhas cada. Diariamente, o usuário recebe mais dois pacotes. Se o colecionador se esquecer de entrar por um dia na conta, ele receberá os cromos acumulados no próximo acesso.

Jogos via PC- você pode assistir aos jogos de futebol ao vivo pela internet. Com um pequeno delay, mas você pode acompanhar os jogos da Copa pela web. Procure por canais Ustream.

Isso aumenta muito a maneira da pessoa se integrar-se no mundo tecnológico, assistindo espetáculos como jogos de futebol, e outras atrações do mundo da internet.

É necessário que o seu computador tenha a capacidade certa e uma boa conexão, assim você poderá assistir aos jogos de futebol sem problema algum.
A internet está tomanando ocupações tremendas de muitas coisas no mundo, mas que também facilita muitas coisas para nós.

Os colecionadores que completarem o álbum até o dia 16 de julho participarão de um sorteio. Os 100 premiados ganharão uma edição especial encadernada em capa dura com todos os cromos dos jogadores e estádios. Para ajudar, haverá alguns questionários do FIFA.com e de alguns parceiros comerciais.

Eu já comprei minha camisa pra torcer pela Seleção na Europa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s