Surfando o sofá de um estranho – A dinâmica do CouchSurfing

De todas as redes sociais que eu participo, sem dúvida alguma o CouchSurfing (Surfando o sofá) é a que eu tenho menor participação do interesse do site, que é fornecer um sofá. Explico melhor.

Enquanto o Orkut pergunta “Who do you know?”(Quem você conhece?), o CouchSurfing é muito mais poético, verdadeiro, convidativo e caloroso: “Got Couch?” (Precisa de Sofá?). [essa frase é do Bruno.]

O CouchSurfing é uma  rede social que permite que os integrantes peçam hospedagem nas casas de colegas da rede com o intuito de aprender sobre as culturas dos locais que visitam, enquanto ensinam seus guests sobre sua cultura. Como o meu couch está indisponível, eu não recebo guests, mas às vezes encontro o pessoal nos meetings semanais.

A dinâmica do CS é bem parecida com a do Orkut e Facebook. O viajante monta seu perfil, posta suas fotos e começa a fazer as buscas por um sofá disponível. O usuário pode aceitar ou não recebê-lo. Se ele não responder o pedido de couch, vai ficar visível aos usuários. O design é impecável, além da integração com o Google Maps durante a bsuca por couch. Essencial para quem faltou as aulas de Geografia.

Existem  ferramentas de proteção com o objetivo de preservar a segurança dos integrantes, que informam se seu couch está vago ou não. Os inscritos no projeto devem comprovar endereço e são avaliados por outros usuários por meio de comentários e vouchers que indicam quão confiável é o usuário. Caso o integrante seja “negativado” por 3 usuários, quem acessa a sua página é avisado do risco que pode estar correndo.

De acordo com pesquisas feitas pelo CouchSurfing com seus usuários, 99,6% dos encontros promovidos pelo site foram considerados positivos. E hoje, no universo dos viajantes, é cada vez mais comum encontrar pessoas que caem na estrada, não gastam um tostão para dormir e ainda fazem grandes amigos.

Mais estatísticas sobre o CS

Se você quiser conhecer mais sobre o projeto, assista a entrevista que o Alberto (embaixador do CouchSurfing em São Paulo) deu ao programa Urbano, do Multishow.

Anúncios

Um comentário sobre “Surfando o sofá de um estranho – A dinâmica do CouchSurfing

  1. Pingback: Procurando casa no Canadá – Home sweet home! | Thousands are sailing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s