Já que Minas não tem MAR, vamos para o BAR.

Uma pergunta para os mineiros bebuns: Quando você vê essa imagem, em qual o lugar você queria estar?

Com certeza em um dos mais de 100.000 botecos da capital de Minas, BH.

O boteco é o local onde várias tribos se reúnem, desde um encontro a dois, passando por uma reunião de negócios até uma cervejinha gelada depois do futebol, esses lugares se destacam por serem diferentes dos ambientes a que estamos acostumados no dia-a-dia. Oficiamente BH é a capital MUNDIAL dos botecos. A lei de autoria do vereador Alberto Rodrigues (PV) foi publicada no mês de junho de 2009.

Um pouco diferente das capitais litorâneas do país, Belo Horizonte se destaca no cenário nacional como a cidade dos botecos. Com as temperaturas que fogem de uma primavera convencional, cerca de 34- 37 graus, o belo-horizontino opta pelo happy hour de segunda a domingo.

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE em 2005, a população estimada na capital mineira é de 2.375.329 habitantes, sendo que pouco mais de 100.000 lojas são classificadas como bares ou botequins segundo a maior empresa de distribuição de bebidas do país, a AMBEV. Isso constitui 4,2% da população da cidade. Por não possuir praias em sua extensão, os moradores da capital mineira, se vêem obrigados a procurar um meio alternativo para se divertir. Com isso, a presença dos mineiros na lista de maiores “botequeiros” do país não assusta os moradores. De acordo com o comerciante Leonardo Abranches, a questão financeira ajuda na presença dos consumidores nos bares, “Não pagamos para sentar em uma mesa de bar e a cerveja sai quase a preço de custo, diferente das boates e danceterias que além de ter que pagar para entrar cobram um preço abusivo na cerveja, e como você já esta lá dentro não tem como não consumir”.

Localizado no bairro de Santa Tereza, região leste da capital, o botequim Clube da Esquina, vem se destacando por se manter sempre com uma boa movimentação de clientes seja em dias de semana ou em finais de semana. “Quando abri o bar no ano de 2001, não imaginava que em tão pouco tempo estaria com tantos clientes, porém sempre contei com a ajuda dos amigos que além de freqüentar o meu bar sempre indicam ou trazem novas pessoas para conhecer o ambiente. Fico feliz por conseguir manter a minha clientela mesmo estando fora do comida” destacou o proprietário Uéslei Machado se referindo ao festival realizado na capital nesta época do ano.

Desde o ano de 2000, entre os meses de abril e maio, acontece em Belo Horizonte o torneio “comida di buteco”, campeonato do qual são selecionados alguns bares da cidade para que o público juntamente com os jurados possa escolher o melhor bar da cidade nos quesitos melhor “tira-gosto”, melhor atendimento, melhor higiene e cerveja mais gelada. Em sua primeira edição, o evento contou com a presença de apenas dez bares, e para este ano, 36 bares buscam a consagração.

Os critérios adotados para a participação, dividem a opinião do público e dos proprietários de bares na capital. De acordo Eulália Araújo, uma das organizadoras do evento os proprietários de bares de BH procuram insistentemente por ela e pelo Eduardo Maya, também organizador, solicitando a participação no evento. “Mas não basta eles quererem participar; há muitos fatores que influenciam na inclusão ou não de um bar na lista de participantes”, afirma a produtora. “Sempre mantemos os primeiros vinte e um colocados da edição anterior. E incluímos novos participantes. O Eduardo fica o ano inteiro visitando os butecos indicados em nosso site. Um tempo antes do evento, ele seleciona os melhores”, completa.

O festival Comida de Boteco acontece todos os anos durante o mês de maio, em Belo Horizonte.

[Comida di Buteco]

Por Polyanna Rocha
[tweetmeme source=”Polyanna Rocha” http://www.twitter.com/polyannar%5D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s